22 de outubro de 2010

Markmin pronto pra usar

Se você já precisou permitir que os usuários do seu aplicativo inserissem conteúdo para ser mostrado, provavelmente pensou na alternativa de usar alguma linguagem de marcação que não fosse HTML.

A Wikipedia popularizou isso, e hoje temos várias por aí. Quase todas têm certa semelhança, mas o importante é que seu usuário não precisa estudar HTML para usar seu aplicativo.

O problema em alguns ambientes é fazer seu aplicativo entender isso e converter a linguagem de marcação em HTML para o browser mostrar.

O Web2py traz o Markmin, uma linguagem de marcação bem simples, que resolve a maioria dos seus problemas. E o melhor: é facinho de usar.

Bem, não vou ficar escrevendo muito. Veja: o Markmin no Web2py.

2 comentários:

  1. Mas sobre SEO? Quando for buscado um site feito utilizando o Markmin, o google por exemplo vai enxergar apenas o html?

    ResponderExcluir
  2. @hiper4ativo, lembre-se que o navegador mostra (x)html sempre.

    Markmin é uma linguagem para facilitar os usuários entrarem textos com marcação, sem precisar aprender html.

    Então, o usuário digita markmin. O programa grava o conteúdo em markmin no bd. Na hora de mostrar, o web2py transforma de Markmin para (x)html.

    Se não me engano, o manual do web2py é escrito em Markmin e exportado para html e pdf. Esse é o poder de ter uma linguagem de marcação como o Markmin.

    ResponderExcluir