8 de junho de 2010

Rodando o web2py no seu computador

Se você nunca viu o web2py na vida, continue lendo esse post. Aqui vamos iniciar com o web2py de uma forma bem iniciante mesmo.

O primeiro passo é fazer download do web2py em web2py.com

A praticidade começa logo de cara. Para executá-lo, basta baixar o pacote para seu sistema operacional e começar a usá-lo. Simples e direto, como tudo deveria ser.

Vale notar as versões de Python com as quais o web2py trabalha. Na época da escrita desse post, junho/2010, a versão corrente do web2py era a 1.79.1. Confira na página de download se sua versão de Python é compatível e faça essa adequação, caso necessário.

A seção 3.1 do livro oficial de web2py, escrito pelo autor do framework, trata de como iniciar o web2py, com instruções para as plataformas Windows, Linux e Mac OS X. Por isso não vou entrar em detalhes aqui. Vou apenas dizer que ao executar o web2py, você está colocando no ar um mini-servidor web, que serve para o desenvolvimento de suas aplicações.

O Django e o Ruby on Rails têm a mesma funcionalidade e filosofia: iniciar o quanto antes, sem complicações. Não precisa configurar Apache, como no PHP.

O servidor web2py (como vamos chamá-lo aqui) roda por default em http://localhost:8000.
Na verdade, além de ser um mini-servidor web, ele é uma interface administrativa para suas aplicações. É diferente do Django porque aqui no web2py, você pode criar aplicações, escrever programas, views ou modelos de banco de dados sem usar um editor externo. É uma forma de editar aplicações pelo browser. O Django fornece um admin muito poderoso, mas apenas para as tabelas do banco de dados, não para sua aplicação propriamente dita.

Antes de iniciar o servidor web2py, você precisa informar uma password de administrador para controlar as aplicações locais. Faça isso e o servidor será iniciado, mostrando a página da aplicação default, que é chamada de "Welcome".

A aplicação Welcome é muito simples, mas já podemos ver algumas boas funcionalidades do web2py em ação. Se você a viu em português, abra a pasta web2py/applications/welcome/languages e renomeie os arquivos pt.py, pt_br.py e pt_pt.py, dê refresh na página e ela aparecerá em inglês para você.

Sugiro que você abra um desses arquivos de idiomas e também o arquivo web2py/applications/welcome/views/default/index.html

O helper T() que está no index.html é o que faz com que o texto traduzido seja buscado. Faça alguns testes modificando algumas traduções, salvando o arquivo de idiomas e dando refresh na página. A tradução é feita na hora, sem adição de módulos externos. Já está lá embutida no web2py. É tão simples, que a aplicação que serve de apresentação do framework já tem isso nela funcionando.

Lembra que eu falei que o web2py permite que você edite sua aplicação diretamente pelo browser? Então vamos modificar os arquivos de tradução usando-o, seguindo os seguintes passos:
  1. Na página principal da app Welcome, em inglês, clique no link "click here for the administrative interface".
  2. Digite a senha de administrador que você informou ao iniciar o servidor web2py e clique no botão login.
  3. Escolha o link "EDIT" que está abaixo do nome da aplicação welcome.
  4. Role a página até aparecer a seção "Languages".
  5. Clique na opção "edit" ao lado do arquivo de idioma que você quer modificar.
  6. Traduza o que quiser e clique no botão "update", ao final da página.
Essa é apenas uma introdução rápida ao web2py. Brinque um pouco com ele, dê uma lida no manual online que está disponível na homepage do web2py.

E vamos trocando ideias.